Apresentação
A prefeitura de Niterói, a Secretaria de Saúde, o Pacto Niterói contra a violência, o Programa Escola da Família, em parceria com a FINATEC, a Rede Internacional de parentalidade Vulnerável, a Universidade de Brasília - UnB e a Universidade Federal Fluminense - UFF, convidam para Seminário e Workshop Internacional Parentalidades e vulnerabilidades.
O evento é destinado a pesquisadores, profissionais da saúde, profissionais da educação da Psicologia e da Psicanálise e estudantes que se interessem pelo tema da parentalidade.
O Seminário pretende fomentar debates interdisciplinares sobre a intervenção e as concepções teóricas da parentalidade e suas vulnerabilidades.
A complexidade das relações familiares exige dos profissionais que atuam no campo da parentalidade constante atualização, assim como a permanente aquisição de novas ferramentas e estratégias de intervenção, como condição para o enfrentamento dos desafios contemporâneos em face da problemática da violência intrafamiliar, do racismo e da exclusão social.
O período da infância é de suma importância na constituição da subjetividade. As crianças estão sujeitas às vicissitudes do ambiente que as rodeia. Nesse sentido, o cuidado dos adultos possibilita ao lactente viver e se desenvolver enquanto não tem ainda condições de fazê-lo por si próprio. São os pais (ou os que exercem as funções maternas e paternas, os cuidadores mais próximos) os responsáveis, num primeiro momento, pelo que ocorre no ambiente da criança. Acontecimentos destes estágios iniciais deixam marcas que continuam a vigorar para o sujeito e podem delinear seus passos ao longo de toda sua trajetória de vida. Winnicott (1983) chama a atenção, sobretudo, para a importância do ambiente, mais do que para a da hereditariedade, frisando que um ambiente renovador, com capacidade de suporte e acolhimento propiciado pelos pais gera segurança e possibilita à criança se tornar pessoa, com individualidade própria.
O campo da parentalidade nos convida também a olhar para as diversas configurações de família e de parentalidade, que podem ser monoparentais, homoafetivas, matrimoniais ou reconstituídas, requerendo o enfrentamento de novos desafios diante da moral social imposta.
A partir da temática "Parentalidades e vulnerabilidades” pretende-se criar um espaço de diálogo e de trocas sobre o campo, a intervenção e a função da parentalidade em uma perspectiva interdisciplinar. Convidamos as pessoas interessadas a contribuir com um Pôster em torno da temática do Seminário.
Your content has been submitted
An error occurred. Try again later
Your content has been submitted